O ano de 2017, primeiro ano de gestão do Governo de Todos, ficou marcado para muitas crianças que fazem parte da Rede Municipal de Ensino em Águas Belas. Foi neste ano que o Projeto de Leitura chegou às escolas e o incentivo à leitura e à produção textual (em vários formatos) foi colocado em prática.

O Projeto de Leitura, desenvolvido e realizado pelo Governo de Todos (através da Secretaria Municipal de Educação de Águas Belas), apresentou às crianças da Rede Municipal de Ensino a leitura como fonte de imaginação e criatividade, incentivando o excelente hábito de ler e escrever, algo que infelizmente é raro no Brasil onde recentes pesquisas atestam que mais de 70% da população brasileira nunca leu um livro sequer e que pouco mais de 10% tem o salutar hábito da leitura.

Programas como o Projeto de Leitura ajudam a diminuir esse déficit cultural em nosso país e Águas Belas, por intermédio do Governo de Todos, vem colaborando com este incentivo. Em 2017, as crianças que participaram do programa conheceram formas literárias como a literatura de cordel, uma forma de comunicação típica da nossa região nordestina, de linguagem fácil e com versos criados pela tradição popular que retratam a realidade cotidiana. Dentro do Projeto de Leitura, oficinas sobre a literatura de cordel foram desenvolvidas, com a participação do cordelista Sandoval Ferreira que mostrou sua produção literária aos alunos.

O Projeto, além de dar oficinas e palestras, também descobriu novos talentos em artes seculares como a xilogravura (que é o desenho feito na madeira trabalhada como prensa): é o caso do aluno Pedro de Albuquerque, do 7º Ano B da Escola Municipal José Bezerra Sobrinho, no Distrito de Campo Grande (Águas Belas). Pedro foi uma dessas crianças que já apresentaram trabalhos próprios. Também foram feitas várias apresentações coletivas, como representações teatrais, baseadas em textos infantis e até a forma textual jornalística foi trabalhada, onde as crianças montaram o seu próprio telejornal.

Além do incentivo do Governo de Todos, o Projeto de Leitura também fez parcerias com outras instituições, como por exemplo a Universidade do Vale do Acaraú (UVA) que realizou um intercâmbio com alunas do 1º período do curso de Pedagogia que também participaram do Projeto.

Parabéns aos professores, às professoras, aos diretores e diretoras, das escolas envolvidas nesse excelente Projeto de Leitura e que em 2018 mais programas como este sejam desenvolvidos em nosso município, incentivando a leitura e a produção textual e descobrindo novos talentos locais nas várias formas de comunicação literária e artística.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUAS BELAS - Praça Nossa Senhora da Conceição, S/N, CEP: 55.340-000, Águas Belas-PE Telefone: (87) 3775-2440